página do caderno da murphy, de interestelar, com a palavra “fique” em código morse.
na escola, aprendemos um pouco de tudo, mas pensamos “por que estou estudando isso?” durante boa parte do tempo. ora! para que eu vou precisar das três leis de newton, por exemplo, na minha vida?
“talvez passamos muito tempo tentando descobrir tudo isso com teoria”
interestelar, 2014.
a primeira lei de newton
essa é a lei da inércia: “todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forçado a mudar aquele estado por forças imprimidas sobre ele”.
lembraria disso na época da escola? eu mesmo não, mas o foco é na vida: o que essa teoria fala sobre ela?
traduzindo o que os livros de física falam, basicamente, que é uma teoria que diz que o que está parado tem a tendência de continuar assim, caso não tenham forças externas agindo.
aplicando isso na vida: se continuarmos parados, nada muda. às vezes, estamos nos movimentando, mas sempre numa mesma direção, então, nesse caso, a força resultante é nula, porque nada muda. sair dos eixos por um tempo traz mais movimento, uma virada de chave, um plot twist e a sua vida deixa de ser uma força resultante nula.
aí você me pergunta: “júlia, você quer que eu faça algo absurdo?”. NÃO!!!!! o que vai te fazer superar a primeira teoria de newton é um movimento, mas não constante. fazer algo variado, diferenciar a rotina, por exemplo. entretanto, repousar é necessário, contanto que não seja por muito tempo. é como dizem: “quanto mais tempo você passa deitado, mais tempo você quer permanecer desse jeito”.
dormir é bom, mas não entre em coma.
a segunda lei de newton
essa é a lei da superposição de forças, também conhecida como a princípio fundamental das dinâmicas: “a mudança de movimento é proporcional à força motora imprimida e é produzida na direção de linha reta na qual aquela força é aplicada”.
a fórmula usada é F = m.a (força resultante é igual à massa vezes a aceleração). de forma resumida: se a força for maior, mais rápida será a aceleração. tradução para a vida: quanto mais esforço fizermos, mais rápido as coisas acontecerão.
ao contrário da primeira lei, não se trata de inércia ou uma movimentação constante, mas sobre a ação da força sobre um objeto (off: parece que eu estou falando no linguajar jedi de star wars). é tipo a eleven de stranger things também: ela tem o poder de levitar as coisas com o pensamento, mas ela faz força para levantá-los. aliás, perceba que ela sempre fica exausta depois das lutas durante a série.
mas não somos jedis ou parentes da eleven: somos “meros mortais”. além disso, a lei foi feita para nós e nos explicar como a vida funciona no quesito velocidade e força. sobre como, para acelerar certos acontecimentos (não só objetos), devêssemos aplicar mais força (esforço). por esse motivo, estudamos o triplo no ano de pré-vestibular, porque queremos passar logo.
a terceira lei de newton
última, mas não menos importante: a terceira lei, a lei de ação e reação, que diz que para cada ação há uma resposta ou, como é mostrada em interestelar, é a lei que diz que “para ir para algum lugar, você tem que deixar algo para trás”.
a imagem mostra a fórmula, que também pode ser explicada quando para todas as forças de ação, surgem forças de reação com intensidades iguais, mas sentidos opostos.
na vida, podemos ver quando queremos passar para uma nova fase da nossa vida: sempre que passamos por um “rebranding” deixamos algo para trás, como algumas roupas, amizades ou costumes. a mesma coisa acontece quando nossos celulares atualizam, porque, ao adicionarem uma função, outra é removida. essa lei explica até mesmo outras leis da ciência: as de mutação, por exemplo.
então, quando você estiver pensando demais na dor de precisar deixar algo para trás, pense que é necessário. às vezes, precisamos deixar algumas coisas para trás ou afastá-las por um tempo para percebermos o porquê delas estarem nas nossas vidas e agregá-las a sua nova atualização para o bem ou para o mal.
e, realmente, para ir para algum lugar, você deve deixar algo para trás. ou vai me dizer que, quando você viaja, você leva a sua casa toda (com paredes inclusas, porque você tem apego)? precisamos desapegar mais! precisamos que o clássico marketing da olx seja aplicado nas nossas vidas: “desapega, desapega, olx!”.
as três
o mais legal de analisar as três é poder juntá-las em fases e se perceber como um objeto:
você está parado, em repouso, até que uma força externa decida ser exercida.
o movimento constante (na mesma direção e velocidade) é considerado nulo, como se você ainda estivesse em repouso;
você aplica mais força para ter mais movimento: mais esforço = mais rápido o resultado;
você decide agir de forma diferente e, para cada ação, há uma reação que faz com que algo seja deixado para trás, já que as duas vão reagir da mesma forma, segundo a lei.
a ideia desse post surgiu do filme que eu já mencionei algumas vezes, interestelar, que aplica diversas teorias da física nas situações dos personagens. a terceira lei de newton foi a que me deixou mais intrigada e me fez perceber que, realmente, a vida também é uma lei da física, que também é uma outra perspectiva da vida. e olha que eu nunca fui boa em física!
geniaal!amei essa analogia deu até vontade de estudar essa matéria
que texto lindo e super bem construído!!!