estuda e estuda…
“minha inspiração é a rory gilmore”, “como estudar como a rory gilmore”, “como SER como a rory gilmore”… vocês assistiram a mesma série que eu?
existe essa trend em querer ser como a rory, mas, eu te pergunto: você já assistiu a série? porque o propósito dela é justamente criticar as escolhas da rory, como o próprio título aqui no Brasil: tal mãe, tal filha (simbolizando que ela faria péssimas escolhas, assim como a mãe fez no passado).
eu entendo que ela pode ser uma inspiração, porque ela literalmente passou em harvard e yale, mas lembre-se: ela é uma PERSONAGEM. tanto que quem escolheu para qual ela iria, foram os roteiristas, já que o campus de harvard não estava disponível.
nos estudos, a rory é perfeccionista: uma nota abaixo de 10 é o fim do mundo. ela passava noites em claro estudando e sempre priorizava os estudos, fato que impactou nos seus namoros, sua relação com a família (os jantares de sexta nem se quer teriam existido se ela não tivesse passado em chilton no ensino médio) e a própria autoestima dela. ou seja: sem essa obsessão da rory em sempre ser perfeita, não teria série.


“quem liga se eu sou bonita se eu falhar nas minhas provas finais?”
conflitos amorosos
se você for parar para pensar, o que mais prende o público de gilmore girls são os “teams” (dean, jess e logan), até porque quem não gosta de uma rivalidade entre homens para ver quem consegue a garota no final? aliás, qual é o seu team? (eu sou jess, mas acho que o logan e a rory se merecem)
no quesito relacionamento, a rory deixa a desejar. ela pode ser bastante egoísta quando está diante de um conflito: nada mais revoltante que a cena inicial da quinta temporada. mas sabe aquela teoria de que cada pessoa aparece nas nossas vidas para deixar uma lição? isso é usado em gilmore girls de uma forma que faz com que os personagens sejam cada vez mais humanizados, porque todos os personagens te deixam irritados em pontos diferentes da série.
mais uma vez, a culpa é do roteiro: o público sempre vai ter sua opinião, visto que nunca houve um consenso sobre qual namorado de fato é o melhor, mas, no final, as agendas dos atores entram em primeiro lugar e o propósito da criadora da série. nesse caso, a amy sherman queria mostrar que todos nós somos humanos e erramos: então, porque JUSTAMENTE a personagem principal vai ser a dona da razão e a perfeitinha? ela que vai errar mesmo!
do prodígio ao fracasso
nas primeiras temporadas, ela é a garota certinha, mas ela tem seus defeitos apresentados de forma implícita, o que eu percebi depois de rever a série: não só com os namorados, ela também foi extremamente egoísta com a lane (sua melhor amiga), por exemplo. sério, gente. a menina com medo de ir para a Coréia e talvez nunca mais voltar, enquanto a outra está grudada com o namorado e nem parece se importar com a situação! ok, elas tinham 16 anos, mas não justifica.
com o passar das temporadas, ela assiste a sua própria queda. aquela menina inocente e perfeccionista, se torna uma pessoa com um ego maior do que imagina e acaba perdendo oportunidades. sabe quando o pai do logan diz que ela não tem talento? a recepção dela à crítica é o maior exemplo de como o ego dela era grande, já que era acostumada a ser sempre a ovacionada, a maravilhosa… enfim, a garota prodígio. claro, não é fácil ouvir algo assim, mas ao invés de provar que ele estava errado, ela decide trancar a faculdade e depois disso a queda vira um penhasco.
o pior de tudo é saber que no fim da última temporada, ela parecia feliz e tinha recebido uma grande proposta, mas “um ano para recordar” chega para acabar tudo de uma vez: dez anos após o fim da sétima temporada, a rory está desempregada, vira amante e descobre uma gravidez que não se sabe nem quem é o pai (desculpa pelo spoiler, mas é revoltante).


“é péssimo desapontar as pessoas” “tudo está desmoronando”
mirrorball - taylor swift
eu não te falo para não ter a rory como inspiração porque ela falhou, mas sim pelo exagero da personagem na visão do público como se ela fosse perfeita, enquanto as técnicas de estudo dela são absurdas, por exemplo. ela foi uma personagem feita para as pessoas se identificarem, não como uma meta impossível de se atingir: ela passou em duas ivy leagues, porque o roteiro quis, assim como a sua queda e conflito pessoal. ela é uma personagem esforçada, mas o roteiro não permitiu que a paris passasse na sua universidade dos sonhos, harvard, e ela era tão esforçada quanto a rory.
no fim do dia, ela procurava pela sua própria aprovação e sucesso, parecendo egoísta com sua família, amigos e namorados. somos acostumados a ver séries com personagens com síndrome de herói e que nunca erram, mas eu vejo a crítica a isso como um ponto forte de gilmore girls, porque cada personagem teu o seu próprio conflito e em algum ponto erram. e, claro, a rory tinha a síndrome de protagonista, o que fazia com que ela fosse muito autocentrada, mas, mesmo assim, as pessoas amam ela. ela é como mirrorball, da taylor swift, mas para ela mesma.
“I want you to know
I'm a mirrorball
I can change everything about me to fit in
You are not like the regulars
The masquerade revelers
Drunk as they watch my shattered edges glisten”
“eu quero que você saiba/ eu sou uma bola de espelhos/ eu posso mudar tudo sobre mim para me encaixar/ você não é como os regulares/ os foilões do baile de máscaras/ bêbados enquanto observam minhas bordas quebradas brilharem”
amo gilmore girls mas tudo nela é problemático kkkk a Lorelai e a Rory são muito difíceis! Mas quando a Rory larga Yale é de se atirar da ponte! A crítica do pai do Logan me faria chorar uns 5 dias? Com certeza! Ia me sentir horrível! Mas largar a faculdade kkkk ela é uma tonhona não uma inspiração
Perdão sou team Tristan pra mim os dois se merecem kkkkkkkkkk.
Quando eu comecei a assistir Gilmore girls (uns quatro anos atrás) via ela como uma inspiração e só nos dias atuais percebi o quão problemático isso é.
Acho que parte da culpa da rory ser assim,foi a Lorelai que eu amo muito mas querendo ou não,colocava muita expectativa na rory e nunca questionou nem cortou as asinhas dela(no sentido positivo da expressão) ela acabou ficando egocêntrica demais com o ego nas alturas achando que ia ser boa em tudo sempre e ninguém nunca ia duvidar dela.
Muito triste o final acho que o medo de todos nós que assistimos a série inteira e terminar como ela🥲